quarta-feira, 15 de agosto de 2012

As 7 mais venenosas serpentes africanas

1ª Serpente


Mamba Negra
Nome CientíficoDendroaspis polylepsis
A Mamba Negra é a maior e mais venenosa serpente da África. Seu tamanho varia de 2,5m a 3,5m. Vive a maior parte do tempo na terra, mas podem escalar árvores com facilidade. Sua dieta consiste de pequenos mamíferos e pássaros. Possui um bote muito rápido e seu veneno causa paralisia, podendo levar a vítima a morte se não for tratada rapidamente. No verão a fêmea coloca de 12 a 18 ovos. A expectativa de vida da Mamba Negra é de 12 anos (média).
Distribuição Geográfica: Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabue, Moçambique, Botsuana e Namíbia.

2ª Serpente


Víbora do Gabão

Nome CientíficoBitis gabonica
A Víbora do Gabão pode chegar até 1,5m de comprimento e é bem corpulenta. Suas presas podem atingir 5cm, o que a torna a serpente que possui a maior presa. Sendo assim, ela pode ter uma picada profunda, o que permite injetar uma grande quantidade de veneno na vítima. Possui um par de chifres no focinho e uma excelente camuflagem, o que torna muito difícil encontrá-la no solo das florestas em meio a folhagem seca. Vive em florestas tropicais e alimenta-se de pássaros, roedores e anfíbios. Seu veneno causa inchamento, perda do membro e até a morte.
Distribuição Geográfica: África Central e Ocidental.

3ª Serpente


Boomslang

Nome CientíficoDispholidus typus
A Boomslang pode ter de 1,2m a 2,0m de comprimento e vive em árvores e arbustos de savanas, florestas e planícies. Alimenta-se de camaleões, lagartos, pássaros, ovos e rãs. Possui um veneno potencialmente hemotóxico, causando severo sangramento interno e de superfícies mucosas. O veneno tem ação lenta e pode levar de 24 a 48 horas para aparecer os sintomas sérios.
Distribuição Geográfica: África Tropical.

4ª Serpente


Naja do Egipto

Nome CientíficoNaja haje annulifera
A Naja do Egito pode chegar a 2,5m de comprimento. No verão a fêmea coloca de 8 a 33 ovos. Sua dieta consiste principalmente de pequenos vertebrados. Possui um veneno neurotóxico potente que causa paralisia e morte rápida da vítima se não for tratada rapidamente.
Distribuição Geográfica: Vale do Zambezi e Luangwa na Zâmbia, Vale Shire no Malawi a leste de Botsuana.

5ª Serpente


Víbora Arieti

Nome Científico: Bitis arietans
A Víbora Arieti pode chegar a 1,2m de comprimento. Alimenta-se de pequenos mamíferos terrestres, pássaros, lagartos e ocasionalmente outras cobras. Possui um veneno citotóxico potente, que causa dor e inchamento no local picado, podendo levar a morte se a vítima não for tratada rapidamente.
Distribuição Geográfica: África do Sul.

6ª Serpente


Naja Cuspideira

Nome CientíficoHemachatus haemachatus
A Naja Cuspideira pode medir de 1,0m a 1,5m de comprimento e é capaz de cuspir seu veneno a uma distância de até 3,0m. Habita savanas úmidas, pastagens e florestas de planícies. Alimenta-se de roedores, lagartos, pássaros, ovos e outras cobras. Possui um veneno neurotóxico perigoso que afeta o sistema respiratório podendo levar a morte.
Distribuição Geográfica: África do Sul.

7ª Serpente


Víbora do Chifre

Nome CientíficoBitis caudalis
A Víbora de Chifre pode medir de 25cm a 50cm de comprimento. Habita regiões secas e arenosas, savanas áridas e áreas semi-deserticas. Alimenta-se de pequenos lagartos, geckos e roedores. Possui um veneno moderadamente citotóxico, que causa muita dor e necrose local.
Distribuição Geográfica: Namíbia.

Um comentário: