domingo, 12 de agosto de 2012

Mama Africa the very best of Miriam Makeba


Zenzile Miriam Makeba nasceu em Joanesburgo, no dia 4 de março de 1932, foi conhecida como “Mamá África” e totalmente contra o Apartheid. Começou sua carreira na década de 50 e em seu país vendeu bastantes discos. Mas não recebia o suficiente com as gravações, e assim Makeba decide emigrar para os Estados Unidos com o intuito de viver profissionalmente como cantora e ser mais sucedida. Em 1960 participou de um documentário antiapartheid chamado Come Back, África, que fora apresentado no Festival de Veneza. Depois que Miriam chegou á Europa, suas condições no país atual nem se comparava com o que enfrentava na África do Sul, e esse foi um dos motivos para que ela permanecesse nos Estados Unidos, que ocasionou a anulação do seu passaporte sul-africano.

Miriam mudou-se para Londres, onde o seu sucesso só aumento com o decorrer do tempo. E foi aí que surgiu a tão famosa canção “Pata Pata” que acabou se tornando mundialmente conhecida. Nos anos 80, Mabeka serviu como delegada em Guiné junto com a ONU, e assim recebeu o Prêmio da Paz Dag Hammarskjold. Em 1973 continuava a vender vários discos e a fazer grande sucesso na África, América do Sul e na Europa. Em 1975, participou nas cerimônias da independência de Moçambique, onde lançou à canção "A Luta Continua" apreciada até aos nossos dias. A morte da sua filha única em 1985 levou-a a mudar-se para a Bélgica, onde se estabeleceu. Dois anos depois, voltaria triunfalmente ao mercado norte-americano, participando no disco de Paul Simon Graceland e na digressão que se lhe seguiu.

Em 1990 retornou a sua querida pátria, após o fim do Apartheid, com o convite do presidente Nelson Mandela. Na África do Sul, participou em dois filmes de sucesso sobre a época do apartheid e do levantamento de Soweto, ocorrido em 1976. No ano de 2001 foi homenageada com uma Medalha de Ouro de Paz Otto Hahn. E sua morte aconteceu no dia 10 de novembro de 2009, no dia anterior estava se apresentando em um concerto a favor de Roberto Saviano, na Itália. Onde sofreu um ataque cardíaco e morreu na madrugada do dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário