domingo, 26 de agosto de 2012

7 autores africanos


A literatura presente na África têm atraído cada vez mais os leitores brasileiros, e é composta por dois tipos: a Árabe e a Africana.

Sendo o escritor um reflexo de sua época e meio, a literatura árabe é produzida por países árabes e muçulmanos, onde se relata os problemas relacionados às mulheres e a atual política local. Já a literatura considerada africana é aquela escrita em países que não têm a cultura islâmica e árabe. Contudo, não considera-se então a literatura como a do continente como um todo, devido à cultura, a busca de identidade, a realidade de cada um.

Autores da África do Sul que escrevem em inglês:

John Maxwell Coetzee – nascido em 9 de fevereiro de 1940, em Cidade do Cabo, escreve de forma considerada ácida e bem escrita, traduz em seus romances com maestria a realidade do apartheid. Ganhou o prêmio NOBEL em 2003, sendo o quarto escritor africano com essa honraria e o segundo em seu país. Bacharel em língua inglesa e em matemática, passou 3 anos na Inglaterra onde trabalhava com a profissão de programador de computadores e escrevia uma tese sobre um inglês. Em 1968 completou seu doutorado em linguística das línguas germânicas, e até 1971 foi professor da Universidade do Estado de Nova Iorque, mas depois lhe foi negado o direito de residência permanente nos EUA, então retornou à África do Sul e ensinou na Universidade da Cidade do Cabo.


Sua carreira literária no campo da ficção iniciou-se em 1969, porém seu primeiro livro, Dusklands, só foi publicado em 1974, na África do Sul. Ele recebeu vários prêmios antes do Nobel e foi o primeiro a receber o BookerPrize por duas vezes, em 1983 e 1999, e totalizou até então um total de 20 livros publicados.


Nadine Gordimernascida em 20 de novembro de 1923, em Johannesburg, é a primeira ganhadora africana do prêmio Nobel, recebido na década de 90. É autora de cerca de 35 livros, sendo 14 de ficção, 15 coletâneas de contos, 1 peça, 3 ensaios e 2 outros livros. Não tão conhecida no Brasil, escreve desde os 15 anos, “A arma da casa”, uma história inesquecível de um casal que descobre que seu filho cometeu um crime.


Traz na maioria dos teus livros crônicas sobre a deterioração social que afetou a África do Sul durante o regime de apartheid, Desde o romance The LyingDays, que a estreou em 1953, até The Conservationist, em 1974, vencedora do BookerPrize, começou a dedicar sua escrita à dramatização das difíceis escolhas morais surgidas numa sociedade marcada pela segregação racial.



Autores de Angola que escrevem em português:

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela): nascido em 29 de outubro de 1941, em Benguela, escreve sobre a época das guerrilhas e sobre a atualidade, ainda estudante foi guerrilheiro e participou da guerra colonial que fez Angola deixar de ser colônia portuguesa. Um dos escritores mais militantes do país, com vários prêmios ganhados pelo mundo, fazendo análise da Angola a partir da construção da nação.


Na década de 90 sua escrita ainda se preocupava muito na história da Angola, mas começando a analisar a situação política do país com maior critica e sentido de ironia. A situação piorou em Angola nos anos 90, então este ficou grande tempo em Lisboa e no Brasil, mas ficando bastante mais conhecido no mundo lusófono. Em 1997 ganhou o reconhecido Prêmio Camões pelo conjunto de sua obra, sendo o autor mais jovem a receber este prêmio, segundo africano e o primeiro angolano.

Ndalu de Almeida (Ondjaki) – nascido em 1977, em Luanda, formado em Sociologia em Lisboa, com experiência em teatro e pintura. É representante da nova geração, cineasta, ator e artista plástico. Apesar de jovem seus livros tratam de temas que pouco saem na mídia, como crianças de 6 anos que sofrem mazelas das guerras. Mora no Rio desde 2007.


Foi laureado com o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco, em 2007 pelo seu livro Os da Minha Rua, recebeu também, na Etiópia, o prêmio Grinzane por melhor escritor africano, em 2008, em outubro de 2010, ganhou no Brasil o Prêmio Jabuti, na categoria juvenil. Com 16 obras publicadas, algumas traduções para Itália, Uruguai, Suíça, Espanha, Inglaterra, Canadá, Argentina, México, Sérvia, Suécia, Cuba, Polônia e 8 prêmios.

José Eduardo Agualusa – nascido em 13 de dezembro de 1960, em Huambo, estudou agronomia e silvicultura no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, e colaborava com a publicação do jornal português Público desde a sua fundação.


Utiliza em suas escritas uma linguagem poética e a fantasia para contar temas fortes sobre a realidade angolana. Atualmente escreve crônicas mensalmente para a revista portuguesa LER e semanalmente para o jornal angolano A Capital.

Divide seu tempo entre Brasil, Portugal e Angola e é um autor que tem agregado muitos novos fãs no nosso país por sua escrita universal, fundador da editora Língua Geral, dedicada a autores de língua portuguesa.

Autores de Moçambique que escrevem em português:




António Emílio Leite Couto (Mia Couto) – nascido em 5 de julho de 1955, em Beira, é biólogo e escritor moçambicano. Iniciou os estudos de medicina quando começou o curso de jornalismo. Largou a medicina para dedicar-se às palavras. Escreve contos, crônicas, poesia e romances. Consegue transmitir a cultura de sua terra através de escrita refinada e poética. É comparado a Gabriel García Márquez, Jorge Amado e João Guimarães Rosa e já ganhou muitos prêmios literários.



Paulina Chiziane – nascida em 4 de junho de 1955, em Manjacaze – Gaza, aprendeu a língua portuguesa em escola de missão católica, fez militância política, mas desiludiu-se com os partidos e concentrou-se na literatura,iniciou estudo em Linguística, porém não o concluiu e em 1984 começou a sua atividade literária, escrevendo contos publicados na imprensa moçambicana, em 1990 com a divulgação do seu primeiro livro, Balada de amor ao vendo, tornou-se a primeira mulher moçambicana a publicar um livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário