segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ÁFRICA: UMA ATLÂNTIDA A SER DESCOBERTA


Muitos devem imaginar a África como um lugar deserto, mas o verdadeiro cenário é bastante diferente do que a maioria pensa.  A diversidade de ambientes do continente pode ser atribuída à sua localização no globo terrestre, sendo esta nas zonas tropicais e subtropicais do planeta. É devido a isso que se deve tratar com mais cautela a biodiversidade africana.

A variedade natural da África pode ser exemplificada por diversos locais conhecidos mundialmente, como o Deserto do Saara, da Namíbia e do Kalahari, os famosos lagos do centro do continente, como o Lago Vitoria e o Tanganica, as selvas do Congo e de Madagascar, os grandes parques naturais da África do Sul e a Savana. Essa mistura harmoniosa constitui uma identidade da África que nem todo o mundo conhece.

Oasis no deserto do Saara
As grandes dunas nos desertos africanos nos rementem a um lugar pobre e sem vida, no entanto ao nos aprofundarmos no enorme mar de areia podemos ver pequenos Oasis que servem de abrigo para pequenos animais, como roedores e insetos, e como meio de vida para alguns grupos nômades do deserto. 

Lago Vitória, Uganda
Os lagos da região central do continente abrigam uma diversidade de espécies animais e vegetais enorme, que muitas vezes não existem em outros locais da Terra. O lago Tanganica proporciona a vida para muitos africanos, que vivem da pesca e que tem essa atividade como meio de sobrevivência. O lago Vitória, uma das nascentes do Rio Nilo, também traz esperanças aos cidadãos da Tanzânia, Quênia e Uganda, que sobrevivem às suas margens utilizando-o para a pesca e alguns cultivos.

Gorilas da Montanha, Floresta do Congo
As selvas africanas se referência mundial na questão da biodiversidade. Na Floresta do Congo podemos observar a harmonia das milhares espécies vegetais com os enormes chimpanzés e gorilas da montanha. Na maior ilha da África, Madagascar, as belezas naturais são incríveis, desde enormes florestas de Baobás (árvore símbolo da ilha) até pequenas espécies de arbustos em sua savana. Também encontramos várias espécies os lêmures, primata endêmico de Madagascar.

Zebras na savana africana
 As savanas são um show a parte do continente africano. A luta em um ambiente com pouca comida e grande população torna os leões, zebras, elefantes, rinocerontes, hipopótamos, girafas e suricates sobreviventes exemplares em solo africano. As migrações de enormes manadas gnús ou caça solitária dos guepardos mostram como é complexa a vida neste continente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário