sábado, 1 de setembro de 2012

Parque Nacional da Gorongosa – Moçambique


O Parque Nacional está localizado na região Central de Moçambique, no Leste da África. E possui uma área de mais de 4.000 quilômetros quadrados de savana, floresta de arbustos, e uma floresta tropical dominante da região. O Parque Nacional da Gorongosa oferece cenários espectaculares para todos os interessados na Fauna Bravia Africana. Tem leões, elefantes, búfalos, e muitas espécies de antílopes, com frequentes observações de  pala-palas, impalas, oribis, inhacosos, imbabalas, changos, cudos, inhalas, e ainda que de forma menos frequente, zebras, gondongas e elefantes.
 O lago Urema e as suas águas acomodam uma população apreciável de crocodilos e hipopótamos. Os pássaros do Parque são fantásticos! Cerca de 400 espécies de pássaros foram registradas nos últimos anos. Muitas delas são endêmicas ou quase endêmicas e muito apreciadas pelos amantes de pássaros. O Papa-figos de Cabeça Verde (Green-headed Oriole), por exemplo, ao nível de toda África Austral só ocorre na Serra de Gorongosa, e a Felosa Real (Moustached Warbler) já foi identificado em Chitengo assim como na Serra.
A região Central de Moçambique tem um clima tropical de savana.As temperaturas no Verão rondam os 30-40°C, com uma elevada umidade (Novembro - Março). Os meses de Inverno apresentam uma média de 15-25°C (Abril - Outubro). Os meses de Junho, Julho e Agosto são os meses mais frios de Moçambique e poderá precisar de um cobertor durante a noite, embora às vezes a temperatura atinja mais de 30°C durante o dia. Os safáris fotográficos no Parque só são possíveis visitações durante os meses de Abril a Novembro (época seca) uma vez que durante a época das chuvas (meados de Dezembro a meados de Março) as picadas internas do Parque ficam intransitáveis.
Língua - A língua oficial de Moçambique é a Língua Portuguesa. Muitas pessoas das principais cidades (Maputo, Beira, Chimoio) também falam Inglês. Dentro e nos arredores do Parque da Gorongosa, as populações locais falam a língua Sena ou Xi-Gorongosi (um dialeto local), embora muitos saibam falar algum português. O pessoal do parque em Chitengo fala fluentemente inglês e português e alguns falam outras línguas europeias.


Existem dentro do parque áreas como se fosse hospedarias, e também área de acampamento. O parque Gorongosa possui um bar e um restaurante que server comida tipicamente Moçambicana. A área de acampamento é mais conhecida como "Explore Gorongosa" que é uma iniciativa privada de ecoturismo que gere luxuosos e exclusivos safáris a pé apoiados por um acampamento de luxuosas tendas concebidas para proporcionar o máximo conforto. Esta excepcional experiênca de experiência personalizados, é conduzida por guias especializados para um máximo de oito convidados e proporciona o que há de mais sofisticado em serviços de safáris e em conforto pessoal.
 

Tem a disponibilidade da utilização de jipes abertos com 10 lugares e um guia especializado para efetuar safaris fotográficos nos 150 kms de picadas do Parque, em que você conhecerá lugares como a antiga Casa dos Leões ou o antigo Miradouro dos Hipopótamos. O Parque Nacional da Gorongosa é quase uma selva rodeada de zonas rurais com apenas poucas e pequenas aldeias espalhadas. Quer viaje de avião, quer de carro ou de autocarro, você vai precisar de fazer planos de viagem antecipados. 
E ai? Topa visitar este maravilhoso lugar?
 "EU QUERO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário